X2 Network > Tutoriais > 1. Tutoriais > Configurar Google Apps no cPanel/WHM

Configurar Google Apps no cPanel/WHM

O Google Apps é um sistema pertencente à Google com um conjunto de funcionalidades adicionadas ao domínio, sendo o principal o uso de recebimento/envio de email diretamente com a Google. O que para alguns clientes traz mais conforto pela sua interface mais intuitiva e facilidade. Abaixo vamos explicar os passos para configurar o Google Apps em seu cPanel e para configurar o Google Apps em seu WHM sob sistema Linux. Lembrando que para que os passos abaixo funcionem corretamente você deverá criar uma conta no Google Apps através deste endereço.

Configurando o Google Apps no cPanel

Para configurar o Google Apps em algum domínio hospedado em nossos servidores, acesse primeiramente o seu cPanel, e procure pela opção "Google Apps" no menu "Correio", conforme imagem a seguir:

Logo após siga os passos indicados pelo sistema para configurar o Google Apps em seu domínio.

Configurando o Google Apps no WHM (WebHostingManager)

Faça primeiramente o login em sua conta WHM. Procure pela opção "Edit DNS Zone" contida no menu "DNS Functions". E selecione após o domínio que deseja editar, como mostrado abaixo:

Neste exemplo vamos editar a Zone "1.x2-network.com". Clique em "Edit" para começar a editar as entradas DNS deste domínio.

Primeiramente você irá deletar as entradas MX atuais, e após recrie-as inserindo o seu domínio, no exemplo será "1.x2-network.com", definindo a prioridade como "10" na segunda box, e na terceira definindo "ASPMX.L.GOOGLE.COM".

OBS: Todos os domínios neste arquivo de configuração deverão ter um "." em seu final, exemplo: "1.x2-network.com."

Repita o procedimento com as entradas a seguir:

    Prioridade

    Servidor de e-mail

    10

    ASPMX.L.GOOGLE.COM.

    20

    ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM.

    30

    ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM.

    40

    ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM.

    50

    ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM.

Clique em Save.